Ressources humaines

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
Ana Sousa Aluno n.º 21171062
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E BIOLÓGICA LICENCIATURA EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ANO LECTIVO 2007/2008
1

Assuntos a debater
• Definição de Estratégia • Desafios da Envolvente • Colocar a Vantagem Competitiva/Comparativa nas Pessoas •Alinhar Estratégias e Pessoas • Gestão Estratégica de Recursos Humanos • Desafios da Gestão Estratégica de Recursos Humanos
2

Gestão Estratégica
Envolve o conjunto de decisões de gestão e acções que determinam o futuro de uma organização. Envolve, portanto, a formulação, a implantação e o controlo da estratégia.

3

A formulação da estratégia inclui: • A identificação da missão daorganização, ou seja, o seu carácter, orientação global e forma de estar; • A definição dos objectivos, que concretizam a missão; • A análise do ambiente, que permite conhecer ameaças e oportunidades; • O diagnóstico interno, que evidencia os pontos fortes e fracos da organização, e que incide na sua estrutura, cultura e recursos; • A escolha estratégica, que permitirá atingir tais objectivos.
4

Estametodologia é conhecida por análise SWOT.

Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats
respectivamente

Pontos Fortes e Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças
5

Querendo isso significar que é através da identificação de Oportunidades e Ameaças do contexto e do conhecimento dos Pontos Fortes e Fracos da Organização que se conclui sobre a Estratégia a seguir.
Na conquista do objectivoOrigem do factor

Diagrama SWOT
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT

Análise SWOT
6

Esta ferramenta subdivide-se em duas análises complementares entre si designadas por: • Análise Externa • Análise Interna

7

Análise Externa:
Corresponde às principais perspectivas de evolução do mercado em que a empresa actua. São factores provenientes do Mercado e do MeioEnvolvente – decisões e circunstâncias fora do controlo directo da empresa, das quais se deve tirar partido ou proteger, construindo barreiras defensivas.

impacto significativo no negócio da empresa; Threats: Aspectos negativos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa.
8

Opportunities: Aspectos positivos da envolvente, com

Análise Interna:
Corresponde aos principaisaspectos que diferenciam a empresa ou o(s) produto(s) dos seus concorrentes. São provenientes do produto e da empresa – decisões e níveis de performance que podemos gerir.

Strenghts: Vantagens internas da empresa ou produto(s)
em relação aos seus principais concorrentes; Weaknesses: Desvantagens internas da empresa ou produto(s) em relação aos seus principais concorrentes.

9

AImplementação da Estratégia inclui a organização ou estruturação da Organização, e a motivação e liderança das pessoas. A Gestão Estratégica de Recursos Humanos está centrada no pressuposto de que os colaboradores são activos essenciais da Organização e que o seu valor pode ser aumentado e até potenciado através de uma abordagem sistemática e coerente de investimento na sua formação e desenvolvimento.

10 Actualmente a feroz concorrência dos mercados e a constante procura de Vantagens Competitivas conduz a que a Gestão de Recursos Humanos opte por uma postura dinâmica facilite o envolvimento e a participação dos colaboradores, ou seja, fomente a implementação de um conjunto de actividades estratégicas de gestão de recursos humanos.
11

Apesar da importância da estratégia universalmentereconhecida e da pesquisa feita durante décadas por académicos, a estratégia continua a encerrar muitos mistérios e não é possível, por enquanto, reunir grande consenso sobre o que é e como se desenvolve uma boa estratégia. A Concepção da Estratégia é algo que tem de ser permanente. Não tem um fim ou um ponto de chegada. O que hoje é uma estratégia ganhadora, pode não ser, e provavelmente não…